segunda-feira, 30 de julho de 2012

Passeio Cultural

Queria deixar aqui uma maravilhosa dica, para professores e afins. Uma bela visita ao MAM sempre com belas exposições e oficinas maravilhosas.
Desta vez descobrimos xilogravuras a partir de isopor e uma tinta pra lá de chique...rs!
Valeu muito a pena, foi uma delícia.
Adaptações para trabalhar com os pequenos não irá faltar, e redescobrir o desenho através da pintura não tem preço, vamos então deixar a imaginação fluir e observar quanta coisa linda surgiu!

















domingo, 22 de julho de 2012

"A Fada dos livros"

"Acordei bem cedo. Olhei-me no espelho, estava tão diferente: um olhar sereno, expressão firme.
Não sabia de nada, mas já havia me transformado em uma representante do reino que povoa mentes e corações das crianças. Entretanto, não tinha ainda exercitado os poderes extraordinários que mais tarde descobriria possuir.
Resolvi então, nesse dia reformular minha estória, ousar!Contudo, não sabia direito o que deveria fazer, nem porque.
Estava certa de que poderia apresentar um mundo de sonho, medo, bravura, terror, emoção, encantamento, a todos viessem me visitar.
Qualquer criança, jovem ou adulto, poderia por meio de minhas palavras, gestos, olhares, conhecer fadas, bruxas, monstros dos mais medonhos, dóceis animaizinhos, dinossauros terríveis, reis, rainhas, príncipes, pessoas comuns...enfim aquilo que provasse sua imaginação aquilo que desejasse.
Mas como levar toda essa emoção aqueles estavam perdidos?Como permitir que qualquer um que me encontrasse pudesse ser capaz desfrutar de toda essa magia?
Foi então que encontrei um lugar exótico, cheio de pequenos e grandes objetos. Percebi que com eles poderia desvendar mundos mistérios, aventuras, romances e fantasias. Descobri que poderia transmitir todo este tesouro escondido nos livros a pessoas de diferentes idades, pensamentos e anseios. Pessoas então que poderiam até se esquecer de seus temores, desventuras e dores.
Foi dessa forma que uma simples mortal como eu, se transformou numa professora contadora de história, poderosa criatura que deslumbra, cativa e apresenta a leitura, não só com o objetivo de ensinar, mas para o deleite e engrandecimento daqueles que encontram. Foi assim que me descobri!"
                                                                          (Trecho extraído do livro:Arte e Imaginação)



Cantinho da Beleza

Segue aqui uma ótima sugestão para quem gosta de trazer a realidade dos adultos para nossos pequenos.
Com a ajuda de outras professoras tão entusiasmadas quanto eu, montamos um "dia de beleza" para as crianças do MGII.
Mas como conciliar este dia de beleza para os meninos também? Afinal que mulher não enlouquece quando vê vários esmaltes, cremes, maquiagens...mas pensamos nos garotos tão vaidosos quanto as meninas, Gel, creme para pentear e fixador para topetes...Eles adoraram!



                         Dedicando também o dia da beleza as nossos lindos meninos!!

                            A fila era enorme para esta parte ...esmaltes para escolher!


                   Quando a fila estava muito grande, o jeito era sentar e olhar revista para esperar!

Como professora sinto que existe um crescimento do meu trabalho como educadora, sinto-me motivada a aprofundar-me em alguns estudos, como arte, e música e mais liberta ainda para desenvolver algumas idéias próprias.
Penso que o importante é enfrentar as dificuldades porque a gente cresce na luta contra as barreiras, promovendo assim o crescimento de todos.
Planejamento e organização são elementos essenciais e básicos do trabalho educativo, visto que é da responsabilidade do professor conduzir a ação educativa, garantindo as condições necessárias para seu bom desenvolvimento.
Uma excelente semana, beijinhos..


Sanduíche da Maricota

Mais que um mês de férias, é tempo de ser "artista dos alimentos".

Alimentação saudável não é brincadeira, é algo muito importante na vida de nossas crianças, e nada mais delicioso que uma história para dar o ponta pé inicial nesta atividade tão gostosa!
A partir da história demos asas a nossa imaginação, e montamos o nosso sanduíche colorido e muito saudável..


Hum...além de muito saudável ficou uma delícia, e os pequenos adoraram a ideia de serem os artistas de seu próprio lanche..


domingo, 15 de julho de 2012

Oficina de Sucata


Oficina de sucata e colagem
Objetivo:Produzir trabalhos artísticos, utilizando a linguagem da colagem.
Consigna:Que as crianças utilizem as “sucatas” para realização da atividade proposta.
Encaminhamento:Levaremos para sala sucatas de varias formas e texturas, e conversaremos brevemente a respeito da atividade. O que será proposto é a colagem destas sucatas, trabalharemos com cola branca e em alguns momentos cola quente, mas esta será manuseada exclusivamente pelas professoras, e auxiliaremos a todo instante as crianças em suas criações artísticas.

Como proposta do mês de férias com atividades mais recreativas e lúdicas, eu e outra parceira e professora elaboramos esta atividade com sucata.
Ao chegarmos na sala com um saco grande cheios de "lixo", assim intitulado pelas crianças, as problemáticas foram sendo levantadas...
Pra que serviria tanta sucata, potes, papéis e até espiral de cadernos?




Foi um momento maravilhoso e muito divertido, as crianças ficaram entusiasmada com suas construções e não queriam mais parar...
Nós professoras apenas colávamos o que eles pediam e aonde queriam...
E olha quanta coisa legal surgiu!





Beijinhos!!


Pintura no Pôster


Pintura no pôster
Faixa etária:a partir de 3 anos
Objetivo:possibilitar o gosto pelas artes visuais e desenvolver as habilidades artísticas e motoras, despertar a curiosidade.
Consigna:despertar a curiosidade pela pintura através das imagens do pôster.
Encaminhamento:levarei para sala pôster gigantes, com diversas imagens e oferecerei tinta e objetos diversos para a pintura diferenciada.
Auxiliarei o grupo no que for preciso, mas deixarei este momento livre para a criação.

Segundo Loris Malaguzzi, "valorizamos o espaço devido a seu poder de organizar de promover relacionamentos agradáveis entre as pessoas de diferentes idades, de criar um ambiente atraente, de oferecer mudanças, de promover escolhas e atividades e a seu potencial para iniciar toda a espécie de aprendizagem social, afetiva e cognitiva".
Pensando nisto comecei a elaborar e projetar como seria toda a estrutura desta atividade, se seria coletiva, individual, com diferentes objetos para pintura, pendurada ou colada.
Cheguei a conclusão que seria muito agradável ás crianças o uso apenas de um objeto para a pintura(pincel) e cores variadas de tinta, mas em pequenos quantidades. Assim a primeira problemática da atividade seria especial:apenas encostar o pincel no suporte com tinta para dividi-lo com o colega, e assim seria trabalhado algo de muita importância o uso e a espera por materiais.
Com pôsters grudados na parede, os dividi em dois grupos, assim apresentei cada espaço e fiz a seguinte observação:
- Pessoal trouxe para vocês esta imagem grande desta moça, mas preciso de uma ajuda, ela está sem cor, vamos deixá-la bem bonita?
Todos aceitaram a proposta e aguardaram a música clássica para o início. Só não esperavam que algo bastante diferente acontecesse, que a luz da sala fosse apagada. E foi o que aconteceu apaguei a luz e demos espaço a criatividade.
Enquanto pintavam pedi que aquele momento fosse especial principalmente ao colega do lado, que apreciassem a música e se houvesse necessidade de falar que fosse baixinho, pois o colega precisava de concentração.
Foi fantástico um momento único que o entrosamento e a familiarização das crianças estavam em um nível com toda certeza bem mais elevados.
Me sinto sempre motivada em trazer novas experiências aos meus alunos, acredito que assim faço ao menos um pouco que surja a motivação em cada um deles.
Pois motivar seria despertar no indivíduo o querer aprender, o fazer novas descobertas. O aluno se sente motivado quando suas necessidades vitais são satisfeitas, e em meus planejamentos tento ao máximo abordar tais necessidades e expectativas: de criar, expressar, comunicar, viver em grupo, descobrir-se e claro saber se organizar.
Com isto se eu for permitindo a cada um  que se comunique. aja, crie, se expresse, tenha sucesso, se organize, naturalmente todos estarão motivados para participar de tudo o que eu propor e eu quanto professora mais ainda!
"Em Freinet, o professor é um facilitador que sabe ajudar cada criança a tomar consciência do seu valor, de sua personalidade, daquilo que existe de único nela. Ao professor cabe ajudá-la a encontrar seu "eu". Como um guia, que ajuda a descobrir caminhos, veredas, o que possibilitará a cada criança encontrar seu próprio objetivo. Um guia vigilante que abafa, mas que proporciona o desenvolvimento em todas as direções, respeitando o ritmo de cada um."(Célestin Freinet)



FOI UM MOMENTO MARAVILHOSO E QUE VALE A PENA PASSAR A IDÉIA...
                                                                          Beijinhos Fernanda Carvalho

domingo, 8 de julho de 2012

Trabalhando Folclore na Educação Infantil

As crianças estão sempre inaugurando experiências acerca do mundo e encarando tais aprendizagens com muita curiosidade e dedicação. Formulam constantemente hipóteses, fruto de suas observações, explorações e contatos com o ambiente que as cerca.
Quando tem condições de compartilhar tais aprendizados nas brincadeiras, ocorre uma integração muito maior com o que estão aprendendo. A socialização das aprendizagens nestas situações se mostra muito mais eficaz e até mesmo contribui para uma maior circulação do conhecimento em diferentes momentos e situações da vida das crianças.
Foi pensando em tais registros que comecei a pesquisar mais sobre o tema folclore na educação infantil, e descobri um maravilhoso livro que relata por regiões brasileiras o que cada uma tem de mais "folclórico" para a atividade.




Gostaria de partilhar um trecho e uma boa sugestão para trabalhar este tema que é uma delicia, e as crianças entram no mundo magnífico da história e seus personagens do folclore brasileiro.
DISCIPLINAS QUE PODEM SER ABORDADAS:Linguagem Oral e Escrita, Artes,Natureza e Sociedade, Matemática, Música e Movimento
CONTEÚDOS CONCEITUAIS:interpretar histórias, comparar linguagem oral e escrita, conhecer diferentes sotaques, som natural que imitam objeto ou fenômeno da natureza, contos e lendas, conhecer comidas típicas de cada região e seus personagens, desenvolver a oralidade, levantar hipóteses e questionamentos interpretativos, "sistematizar se possível"conceitos.
PROCEDIMENTAIS:discutir e resgatar a importância do folclore nacional, auxiliar na busca da informação, divulgar valores culturais, registrar idéias e propostas, elaborar um "varal de informações sobre o folclore e confeccionar um grande mapa das regiões com lendas folclóricas.
ATITUDINAIS:desenvolver a escuta e o respeito ao outro, assim como a autonomia, o poder de criação, o trabalho coletivo, o raciocínio e criatividade, valorizando a cultura local e as manifestações folclóricas, respeitar os mais velhos e desenvolver a autonomia.

Além de todas estas propostas eu também acrescentei a sequência uma tradição folclórica que já faz parte da nossa cultura o Boi Caprichoso e o Garantido, as crianças ficam maravilhadas com a história , imagens e o repertório musical deste festival.
Uma das atividades que chamam bastante atenção dos pequenos são as Brincadeiras de Roda...elas retratam nossa cultura, são sempre dinâmicas e funcionais cumprindo o papel de satisfazer as necessidades afetivas, intelectuais, morais, sociais ou de expressão religiosa. As crianças brincam com as canções e através delas entram no universo dos códigos sociais.
Sem as aprendizagens adquiridas no contexto social, a experiência da criança empobrece. Cantando e recitando versos de canções, parlendas e etc, a criança compreende a estrutura da língua materna e aprende a reconhecer os significados das mudanças na sonoridade das palavras. Aprende que entonação pode mudar o sentido e que o sentido é importante na nossa comunicação.
Algumas sugestões de repertório musical:Brincadeiras cantadas(Mônica e Jeziel), Festival de Parintins(Boi Caprichoso e Garantido) e algumas coleções do Palavra Cantada.

Durante o mês de Agosto postarei atividades que forem sendo trabalhadas para que nos ajudem no que diz respeito a crescimento e descoberta profissional. Beijinhos!
Sugestão Bibliográfica:Lendas do Brasil, Editora Girassol

ALGUMAS IDÉIAS PARA TRABALHAR O PROJETO FOLCLORE, APROVEITEM!

                         O CANTO DA HISTÓRIA...RECEBEMOS UMA ÍNDIA PARA NOS               FALAR DO FOLCLORE! 



                                                O BOI BUMBÁ ESTEVE PRESENTE!


CONTAÇÃO DE HISTÓRIA, O SACI!

QUE TAL DESCOBRIRMOS JUNTOS COM AS CRIANÇAS A ORIGEM DE CADA PERSONAGEM?

TRABALHANDO LINGUAGEM ORAL E ESCRITA...

A COLAGEM DO SACI, FOI A SENSAÇÃO DA SEMANA!


PROCUREI ABORDAR TODOS OS EIXOS DURANTE ESTAS DUAS SEMANAS DE TRABALHO E EXPLORAÇÃO DO TEMA FOLCLORE, BUSQUEI MÚSICAS QUE  FOSSEM ORIGINÁRIAS DE CADA REGIÃO DOS PERSONAGENS, E  UM GRANDE MOMENTO PARA OS PEQUENOS FOI A HISTÓRIA DO BOI CAPRICHOSO E GARANTIDO ELES ADORARAM!
A FAMÍLIA TEVE UMA PARTICIPAÇÃO MUITO IMPORTANTE, COM UM QUESTIONÁRIO ENVIADO PARA CASA, ME DEVOLVERAM CHEIO DE PARLENDAS, TRAVA LÍNGUAS E MUITA MÚSICA DIVERTIDA, FORA QUE DESCOBRIMOS A ORIGEM DO FOLCLORE E O SIGNIFICADO PARA CADA UM...FOI MARAVILHOSO!

Quando o assunto é folclore, o que vem logo a nossa mente é quela história do Saci, Mula-Sem-Cabeça, que também são muito importantes durante o processo ensino aprendizagem das crianças. Porém não paramos para pensar que muitas outras histórias também fazem parte do folclore brasileiro e até mesmo história que trazemos de nossa vida ou de nossos antepassados.
E isto acontece porque estereotipamos personagens, sensações e até momentos que tornaram-se marcados durante a vida ou em algum momento dela.
Esta semana trabalhamos a "LENDA DO MILHO", uma história de coragem, amizade, sacrifício e fé...
As crianças adoraram a idéia, e explorei bastante o campo da linguagem oral e artes com os pequenos.Não podia deixar de lado o assunto Amizade que é forte dentro do grupo de crianças que atuo, e mesmo com crianças menores é possível fazer um excelente trabalho  explorando o campo da linguagem, artes,música e expressão corporal!
Olha quanta idéia legal surgiu...





TRABALHO DE ARTES COM PALHA DE MILHO, FOI UMA EXPERIÊNCIA MUITO MOTIVADORA PARA OS PEQUENOS O ESPÍRITO DE SOLIDARIEDADE PREVALECEU , E UM AJUDOU O OUTRO DURANTE PINTURA, COLAGEM E DESENHO!


Completando a Mula-Sem-cabeça...a partir de uma roda de Conversa

E quem disse que a Cuca não viria nos visitar?




RECONTO POR DESENHO DA LENDA DO MILHO...

Recomendo a ousadia,criação e imaginação durante esta atividade, trabalhei por uma semana a Lenda do Milho e acredito que teria assunto e estratégias  por mais uma semana!!
Beijinhos e ótima semana, Fê.

Preparamos uma maravilhosa finalização para fechar o Projeto folclore, as crianças apresentaram uma coreografia da Banda Carrapicho / Tic Tac. Foi uma maravilha, para a apresentação montamos um painel com os valores abordados durante todo o projeto!



O folclore é uma forma de expressão espontânea da cultura popular, é uma herança deixada pelos nossos antepassados e transmitidos para os pequenos através de parlendas, danças, músicas, lendas, culinária etc.
Ao trabalhar com este tema busquei incentivar e proporcionar aos alunos o conhecimento da riqueza cultural do folclore e do nosso país!
Beijinhos...