segunda-feira, 4 de março de 2013

Brincadeiras Cantadas

As brincadeiras cantadas retratam nossa cultura, são sempre dinâmicas e funcionais cumprindo o papel de satisfazer as necessidades afetivas, intelectuais, morais, sociais ou de expressão religiosa. As crianças brincam com as canções e través delas entram no universo dos códigos sociais.
Sem as aprendizagens adquiridas no contexto social, a experiência da criança se empobrece e também seus textos e suas narrativas. Cantando e recitando versos, a criança compreende a estrutura da língua materna e aprende  a reconhecer o significado das nuances na sonoridade das palavras. Aprende que a entonação pode mudar o sentido e que o sentido é importante na comunicação.
Sou suspeita em relatar algo deste assunto, adoro brincadeiras cantadas, e sinto falta destas atividades no contexto escolar, nós quanto professores deveríamos ter embutida na grade curricular de nossas graduações e afins o quesito música, expressão corporal, dança etc. Nossas crianças estariam mais "a par" do contexto sociedade, e praticando o que faz parte desta.
Seguem algumas sugestões de Áudio,Atividades etc relacionados ao tema espero que aproveitem!








                                                       

Alguns dos cds aqui apresentados fazem parte de trabalhos que vão além das músicas como o "Brinquedo Cantado" de Monica e Gesiel, participei de uma de suas oficinas e é fantástica eu recomendo!
Aqui são apenas algumas sugestões do que já trabalho em sala, mas cabe a nós sempre inovar...e vamos lá!
                                                                                                                               Beijinhos


Nenhum comentário:

Postar um comentário