segunda-feira, 28 de setembro de 2015

Encontro de Formação com Brinquedo Cantado

Sempre fui uma pessoa curiosa, cheia de sonhos, expectativas e na maioria das vezes otimista. Digo na maioria das vezes porque nem sempre as coisas saem do jeitinho que pensamos ou planejamos, e com isso cabe a nós retomar todo exercício diário e começar tuuuudo de novo!
Em 2010 fui selecionada para participar de uma formação para professores em um colégio na região de Moema SP. Esta formação tinha como assunto primeiro a questão do brincar na educação infantil, a música nas escolas e como abordar o envolvimento musical da criançada.
As palestras e seus respectivos palestrantes eram ótimos, cheios de conhecimento e troca de saberes, porém a melhor parte era esperada uma oficina musical. Como colocar em prática toda aquela teoria que estava sendo passada em nosso dia a dia na sala de aula.
Eis que é anunciado um grupo chamado Brinquedo Cantado, que era apresentado por Monica e Gesiel, eles que fazem parte da árdua educação brasileira e estão sempre conectados e antenados ao resgate cultural para infância.
Entre uma música e outra eu ia descobrindo do que realmente gostava, do que me movia e chamava atenção a expressão corporal, o trabalho com música, e como tecidos e utensílios que passam batido em nossa rotina fazem diferença quando o assunto é propor inovações
Então ao longo destes anos como educadora tracei uma meta, conhecer e dividir tudo de bom que já havia aprendido e presenciado. Uma das coisas foi participar e conhecer o Brinquedo Cantado.
Após 05 anos tive este encontro com Monica e Gesiel, duas pessoas simples cheias de conhecimento e muita animação. Faço uma bela recomendação do trabalho que é desenvolvido, rico em conhecimento e curiosidade, fora que a alegria é contagiante. Os dois tem voz de veludo e sabem cativar o público que os prestigia.
Percebi que além da minha satisfação a minha equipe também estava muito envolvida e empolgada com esta experiência e grande oportunidade. Tenho certeza que levarão para a vida este dia!
Brinquedo Cantado obrigada pela linda manhã de formação, encantamento e conhecimento. Realizei um sonho de peneirarrrr o fubá.kkkkkkkkkkk .
Fica uma bela dica para o trabalho docente!
Beijos com carinho Fernanda.













quarta-feira, 23 de setembro de 2015

O olhar do Coordenador Pedagógico sobre as descobertas infantis

Ainda sobre o replanejar e dialogar com as professoras que tenho feito durante alguns dias. As conversas para reflexões a cerca do trabalho que é desenvolvido em prol das crianças, e os objetivos que traçamos que na maioria das vezes o que importa é o quanto pensamos ser significativo e não o quanto pode ser levado em consideração o desenvolvimento infantil.
Tenho percebido que os momentos de estudo em conjunto e vídeos partilhados tornam o grupo de professores mais investigativos e curiosos na maneira de como apresentar o conteúdo que deve ser proposto as crianças, de uma forma bem mais ampla, e significativa em que os mesmo conteúdos anteriormente apresentados de uma forma solta uma um, agora são replanejados e sistematizados de uma forma homogênea e na sua grande maioria conforme a necessidade do grupo.
Meu papel como "Pedagogista" como cita Fillipini no livro as "Cem linguagens", tem sido fundamental para a maneira de repensar as aprendizagens e formas de trabalho, e muito mais além a forma de como rever a imagem de cada criança e sua importância.

"Fillipini: Nossa imagem de criança evoluiu a partir de nossa experiência coletiva e de um entendimento continuamente reexaminado da filosofia educacional e da teoria psicológica. Para nós, cada criança é única e é protagonista de seu próprio crescimento. Também notamos que as crianças desejam adquirir conhecimentos, tem muita capacidade para curiosidade e para maravilhar-se e anseiam por criar relacionamentos com outros e comunicar-se. As crianças estão abertas ao intercâmbio e á reciprocidade. Desde cedo na vida negociam com o mundo social e físico com tudo o que a cultura lhes dá. E começando com esta idéia, tentamos criar a escola como um sistema no qual está tudo conectado."
 
 
Cada um de nós aqui no CEI possui diversas responsabilidades, lidar com planejamento do grupo, lidar com planejamento e rotina dos professores no meu caso, entre outras coisas, mas tenho procurado me atentar ao olhar da criança durante as aprendizagens. Com isso as intervenções que tenho feito geram em torno das possibilidades de conhecimento, crescimento e descobertas tanto para a criança quanto para o adulto.
Esta semana uma das professoras fez um relato que eu gostaria de partilhar sobre estes momentos de conversa e estudo que temos feito com relação a cidade de Reggio Emília na Itália, e um CEI de Jundiaí que em sua proposta "aceita" Loris Malaguzzi e suas propostas como uma forma de proporcionar as crianças as diferentes formas de linguagens principalmente no brincar.
 
 
"São Paulo, 22 de Setembro de 2015,
 
Hoje terça feira, fui chamada pela manhã a sala da Coordenação Pedagógica para meia hora de estudos. Ela apresentou um texto sobre a cidade Reggio Emilia que falava de aprendizagens diferentes entre as crianças, em sua totalidade e da importância do registro do educador. Segundo a Coordenadora Fernanda, baseada em seus estudos sobre os autores, tudo no ambiente escolar tem que ter intencionalidade o olhar do educador em observar e perceber quais são as verdadeiras necessidades da criança que o educador convive.
Por mais que exista um trabalho organizado, direcionado e com objetivos alcançados ou não o registro dessa ação pedagógica se faz muito necessário.
Foi citado pela Coordenadora outros autores bastante significativos quando se trata de Educação Infantil. Percebi em suas palavras que há um olhar observador sobre meu trabalho em sala e sobre o desenvolvimento das 'minhas' crianças. Talvez aconteça o mesmo com a minha prática, olhar, observar e não registrar tudo se perde, no sentido em que as crianças internalizam mas não há a documentação daquele fato. Sinto que nossa conversa é um registro oral ou escrito sobre o meu trabalho como educadora.
Além dos textos a Coordenadora apresentou alguns vídeos interessantes e encantadores sobre escolas sobre escolas que vivem a realidade proposta em Reggio Emília, tanto na Itália como no interior da cidade de São Paulo.
Existe uma vontade bem aparente na Coordenadora em 'transformar' o CEI em um escola com ensino de educação infantil referência para as crianças, no qual a equipe pedagógica esteja na mesma sintonia e todos buscando o mesmo objetivo; trabalhar para o crescimento da criança que está inserida no CEI.
A conversa serviu para reforçar o que tenho em mente como educadora, ou seja pensar na criança 'Não estamos Prontos'. E isso nos faz estar sempre em busca do saberes e suas construções em conjunto, sempre é mais produtivo na troca de idéias os frutos são concretos e duradouros.
Gostei muito do que pude aprender em poucos minutos, que me ajudarão a continuar e aperfeiçoar cada vez mais nossa caminhada."
 
Ass. Professora Eliane
 
É de responsabilidade do Coordenador trabalhar com professores para identificar novos temas e experiências para o desenvolvimento profissional contínuo e o treinamento em serviço. É uma tarefa delicada, que além disso tornamos possível a participação do adulto em discussões e expondo pontos de vista.
Tem sido uma experiência muito gratificante para mim, ainda estamos no começo engatinhando para uma jornada de mudanças e muitas descobertas que necessitarão de paciência, empenho e muita dedicação. Mas que ao final olharemos e pensaremos, o quanto a evolução está sendo nítida, e as crianças com momentos tão significativos que ficará difícil documentar apenas um objetivo específico.
Beijos Fernanda


quarta-feira, 16 de setembro de 2015

Possibilidades no Parque

"Para criar situações de aprendizagens significativas o professor precisa não somente de conhecimento teórico sobre o desenvolvimento da criança, as também de experiências práticas relativas as possibilidades de exploração que as brincadeiras possam oferecer." (Garrido)
 
Com toda certeza, quando Garrido cita das possibilidades e descobertas da criança através da brincadeira nos remete a conhecer novos ambientes que pareciam ser tão distantes da realidade infantil. Criar e recriar situações em lugares diferentes que possam trazer no dia a dia uma mudança significativa de comportamento para a criança é sinal de que o professor está atento as necessidades que sua turma tanto necessita.
Mesmo que o lúdico seja um fator preponderante e extremamente significativo para o processo ensino aprendizagem, cada educador deve estar atento ao que a turma "pede", em forma de estratégias, comportamento e até mesmo a própria comunicação diária.
Ao perceber que o dia de hoje estava tão lindo, o céu azul, um sol convidativo a ter novas possibilidades, fiz uma proposta a uma das minhas professoras do mini grupo 2. Onde as crianças tem por volta de 03 anos de idade, vamos contar história ao ar livre?, vamos conhecer um outro lugar onde eles possam correr e descobrir sozinhos possibilidades?
Não me surpreendi com a resposta desta professora, imediatamente adaptou seu planejamento para uma área externa, e comunicou ao grupo em uma roda de conversa para onde estavam indo e o que fariam. Ou seja, qual a proposta que ela planejou para que fossem para o lado de fora do CEI.
Uma turma muito madura e curiosa começou a sair pouco a pouco da escola rumo a um novo espaço de área verde, com esculturas e cheias de novidades. A turma chegou no local proposto, e a idéia que tiveram em conjunto foi correr, correr, e correr kkkkkk. Não era para menos o turminha cheia de energia, a professora muito atenta a toda e qualquer movimentação deixou que cada um explorasse, pulassem e que a diversão fosse o carro chefe do momento.
Quando já haviam esgotado as possibilidades de descobertas do local foi o momento de ouvir uma história sentados na grama e relaxar, a euforia do momento não os deixava e eles queriam correr mais e mais.
Ufa! A manhã foi assim, e o dia todo o assunto daquele mini grupo 2 foi o passeio que fizeram no parque cheio de árvore, com um circulo e uma garrafa de água que estava no cristal.
Esgotar possibilidades de descobertas, fazer de cada momento um novo, isso sim é estar atenta ao que as crianças precisam.
 
 

terça-feira, 1 de setembro de 2015

Encontros de formação

Sabemos que seja no final do mês ou no começo, existem os encontros que são extremamente necessários para nosso diálogo, troca de experiências e principalmente as formações que são necessárias para trabalhos futuros.
Com a proposta de inserir novos ambientes para a brincadeira das crianças, levei as professoras para um encontro com elas mesmas no Parque Ibirapuera no dia 28 de Agosto.
Propus dinâmicas de grupo, reflexões a cerca de nossa prática, de nosso dia a dia e até mesmo reflexões que nos remetram a nossa vida pessoal.
Por isso o entitulei " Olhares voltados para nós". Foi uma experiência rica, cheia de entusiasmo e um convite a reviver nossos momentos de brincadeiras na infância, professoras que durante a rotina dos dias são fechadas, sem tempo para trocar idéias com as colegas, ou até mesmo poucos momentos de conversas, puderam soltar-se, rir e principalmente descobrir o quão competitivas são.Rs!
Relato que o momento deste encontro foi tão surpreendente que ficará marcado por nossa vida profissional. As mudanças venho percebendo nos planejamentos semanais, e principalmente os desta semana, o quanto estão motivadas a realmente serem a mudança que nossa fragilizada Educação Infantil precisa.
Aqui é só o começo de um trabalho tão pouco reconhecido, mas que vive em constante modificação por um simples ideal. O acreditar que as nossas crianças de hoje, serão adultos melhores cheios de vontade de adquirir novos conhecimentos e experiências em um futuro próximo.
 Um beijo cheio de carinho em especial ás professoras tão entusiasmadas e motivadas que (Re)conheci esta semana! :)








Novos Desafios

Olá pessoinhas, a mais ou menos dois meses tenho participado e presenciado enormes evoluções no meu conhecimento. Isso no âmbito pessoal e principalmente profissional.
Foi me proposto assumir o Cargo de Coordenadora Pedagógica do CEI em SP aonde trabalho desde 2010, está sendo um grande desafio, porém tenho crescido e aprendido muito. Lidar com adultos requer além de muita formação constante, jogo de cintura e muita paciência em ensinar e dividir conhecimentos.
Para que eu consiga exercer um cargo tão especial e referência na vida dos professores em geral, tenho me dedicado aos estudos, e me debruçado em conhecer mais o ser humano e suas múltiplas capacidades e inteligências.
Para isso tenho sempre em mãos duas referências que tem me mostrado caminhos mais abertos, e cheios de novidades. Hoje leio e releio estes dois livros com um outro olhar, um olhar de formadora, um olhar voltado para a excelência do trabalho pedagógico. E principalmente um olhar de ter parceiros mais que especiais, Minhas Professoras e colegas de trabalho!
 

 
Propus um estudo semanal ás professoras, onde envio trechos dos livros para reflexão e sempre que possível exercícios diários. Onde a criança se torna o foco do trabalho e da exploração das atividades!
Proponho oficinas, novas maneiras de olhar a criança e seu entorno.
E percebo que tudo está fluindo!
 
 
FORMAÇÃO:  TRABALHANDO ALIMENTAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL