terça-feira, 29 de março de 2016

Releitura de Obras com Bebê

" As crianças tem suas próprias impressões, ideias e interpretações sobre a produção de arte e o fazer artístico. Tais construções são elaboradas a partir de suas experiências ao longo da vida, que envolvem a relação com a produção de arte, com o mundo dos objetos e com seu próprio fazer. As crianças exploram, sentem, agem, refletem e elaboram sentidos de suas experiências. A partir daí constroem significações sobre como se faz, o que é, para que serve e sobre outros conhecimentos a respeito de arte.
O trabalho com Artes Visuais na educação infantil requer profunda atenção no que se refere ao respeito das peculiaridades e esquemas de conhecimentos próprios a cada faixa etária e nível de desenvolvimento. Isso significa que o pensamento, a sensibilidade, a imaginação, a percepção, a intuição e a cognição da criança devem ser trabalhados de forma integrada, visando favorecer o desenvolvimento das capacidades criativas das crianças."
Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil
 
 
Na maioria dos meus relatos gosto de citar trechos do Referencial, é um documento que todas as vezes que leio ou busco algo que estou em dúvida, percebo que há algo que eu ainda não havia lido. Ou pelo menos que não havia interpretado da mesma maneira que a anterior.
Quando falamos em trabalhar Arte com bebê, logo imaginamos melecas, descobertas com elementos naturais etc. Não este meu relato vai muito além de trabalho sensorial, ou qualquer tipo de descoberta "melecosa".
Ousar, imaginar, criar e surpreender-se no berçário não é difícil , complicado mesmo é estar preparadas para quando isso acontecer, como iremos reagir, avaliar e até descrever aquele momento. O Bebê descobre o mundo pelas mãos e boca, porém ainda está sendo estudado mais a fundo a sua maneira de imaginar algo, ou entender certos momentos. Nós que pensamos agora como adultos, fica difícil entender como um bebê faz isso, porém tentamos imaginar e fantasiar como isto acontece em suas diferentes maneiras e situações. Ou seja, quando um bebê sabe que está na hora do lanche? Apenas quando tem fome? Ou quando vê seus colegas deslocando-se pelo ambiente atrás da professora?
São perguntas difíceis de serem respondidas, difíceis para nós que pensamos como adultos, para o bebê então alguns momentos são bastante complexos.
Mas como descrever, explicar ou até mesmo avaliar atividades com grau de dificuldade que julgamos um desafio e tanto pra um bebê de apenas 01 ano?
Durante o mês tentei rever e rever e chegar a uma conclusão e o mais perto que pude chegar foi. Além da imitação, o trabalho com Arte no berçário tem um papel fundamental para formação humana e como somos capazes do que o outro nos apresenta.
Que a imagem abaixo deixe a cada um mais curiosos pelo desenvolvimento dia a dia de cada bebezinho a nós confiado!