quarta-feira, 15 de junho de 2016

Gino Ferri

...Trabalhar com criança pequena é prever o imprevisível, é planejar nos indicativos das crianças, é embalar-se no ninar, descontrair-se num sorriso, quase enlouquecer num choro que parece não passar... e o mais interessante duvidar se está certo que a gente planeja e cavalgar nas inquietações de uma criança em formação, um ser que tem muitíssimas potencialidades, que ainda não se comunica através da fala para contar o que sente e que nos deixa inquieta pra saber se as nossas interpretações de seus sinais comunicativos são exatos. (Prof° Jaqueline Oliveira / Creche Prof Francisco do Amaral Lopes).

A partir das inquietações acima tenho me movido a prestar atenção nos detalhes que as crianças me apresentam, suas dificuldades, seus choros e principalmente se tenho e sei como corresponder as suas expectativas. 
Muitas vezes projetamos uma ajuda ou um auxílio, onde não o cabe, onde a própria criança precisa descobrir seus limites, e que devemos transcrever aquele momento como a "Sua" descoberta, o potencial do "Seu eu".
Transver a Criança como ser capaz e pensante, esta foi a palavra chave do Seminário sobre "Documentação Pedagógica" neste último sábado dia 11/06. Onde Gino Ferri, parceiro e colaborador de pesquisas junto a Loris Malaguzzi, retratou e nos sensibilizou sobre a importância do momento de suas próprias descobertas na criança de 0 a 3 anos de idade.