terça-feira, 5 de julho de 2016

Parada Pedagógica Julho

"Crianças nos ajudarão a transver o mundo" (Manoel de Barros)

Esta é uma frase que abriu um dos encontros mais emocionantes que tive este ano, com Gino Ferri. Encontro este que citei em uma das minhas postagens mais recentes.
Crianças transver o mundo, crianças em constante mudança, crianças nos ensinando o que precisam aprender, crianças nos mostrando o que precisam e realmente necessitam aprender...Ufa!
Quando paramos para pensar em que a criança está pensando? Ou o que ela realmente necessita? Quando paramos para escutá-la? Ou para apreciá-la?
Perguntas que fomentamos no nosso último encontro, cujo tema embalei a partir da Documentação Pedagógica.
A troca de experiências que tivemos a partir do olhar crítico do outro para nos auxiliar a promover um trabalho com ainda mais  qualidade e unidade, nos levou a refletir sobre o que realmente necessita a criança.
Que precisa ser capaz de saber fazer suas próprias escolhas a partir do que consegue presenciar em seu dia a dia, a partir do planejamento elaborado pelo professor porém, que tenha sido levantado hipóteses em conversas com as crianças.
Um planejamento com vida e destino certo,  que proporcione o conhecimento, desenvolvimento e muita descoberta diante do desbravar do mundo.
Estar rodeado de crianças durante todo o dia, é entender que o professor é muito mais do que o mediador de descobertas, é ser o impulsionador de socialização e interações que farão a diferença durante a vida desta criança.

Fernanda.