Quando tem condições de compartilhar tais aprendizados nas brincadeiras, ocorre uma integração muito maior com o que estão aprendendo. A socialização das aprendizagens nestas situações se mostra muito mais eficaz e até mesmo contribui para uma maior circulação do conhecimento em diferentes momentos e situações da vida das crianças.
Foi pensando em tais registros que comecei a pesquisar mais sobre o tema folclore na educação infantil, e descobri um maravilhoso livro que relata por regiões brasileiras o que cada uma tem de mais "folclórico" para a atividade.
DISCIPLINAS QUE PODEM SER ABORDADAS:Linguagem Oral e Escrita, Artes,Natureza e Sociedade, Matemática, Música e Movimento
CONTEÚDOS CONCEITUAIS:interpretar histórias, comparar linguagem oral e escrita, conhecer diferentes sotaques, som natural que imitam objeto ou fenômeno da natureza, contos e lendas, conhecer comidas típicas de cada região e seus personagens, desenvolver a oralidade, levantar hipóteses e questionamentos interpretativos, "sistematizar se possível"conceitos.
PROCEDIMENTAIS:discutir e resgatar a importância do folclore nacional, auxiliar na busca da informação, divulgar valores culturais, registrar idéias e propostas, elaborar um "varal de informações sobre o folclore e confeccionar um grande mapa das regiões com lendas folclóricas.
ATITUDINAIS:desenvolver a escuta e o respeito ao outro, assim como a autonomia, o poder de criação, o trabalho coletivo, o raciocínio e criatividade, valorizando a cultura local e as manifestações folclóricas, respeitar os mais velhos e desenvolver a autonomia.
Além de todas estas propostas eu também acrescentei a sequência uma tradição folclórica que já faz parte da nossa cultura o Boi Caprichoso e o Garantido, as crianças ficam maravilhadas com a história , imagens e o repertório musical deste festival.
Uma das atividades que chamam bastante atenção dos pequenos são as Brincadeiras de Roda...elas retratam nossa cultura, são sempre dinâmicas e funcionais cumprindo o papel de satisfazer as necessidades afetivas, intelectuais, morais, sociais ou de expressão religiosa. As crianças brincam com as canções e através delas entram no universo dos códigos sociais.
Sem as aprendizagens adquiridas no contexto social, a experiência da criança empobrece. Cantando e recitando versos de canções, parlendas e etc, a criança compreende a estrutura da língua materna e aprende a reconhecer os significados das mudanças na sonoridade das palavras. Aprende que entonação pode mudar o sentido e que o sentido é importante na nossa comunicação.
Algumas sugestões de repertório musical:Brincadeiras cantadas(Mônica e Jeziel), Festival de Parintins(Boi Caprichoso e Garantido) e algumas coleções do Palavra Cantada.
Durante o mês de Agosto postarei atividades que forem sendo trabalhadas para que nos ajudem no que diz respeito a crescimento e descoberta profissional. Beijinhos!
Sugestão Bibliográfica:Lendas do Brasil, Editora Girassol
ALGUMAS IDÉIAS PARA TRABALHAR O PROJETO FOLCLORE, APROVEITEM!
O CANTO DA HISTÓRIA...RECEBEMOS UMA ÍNDIA PARA NOS FALAR DO FOLCLORE!
O BOI BUMBÁ ESTEVE PRESENTE!
CONTAÇÃO DE HISTÓRIA, O SACI!
QUE TAL DESCOBRIRMOS JUNTOS COM AS CRIANÇAS A ORIGEM DE CADA PERSONAGEM?
TRABALHANDO LINGUAGEM ORAL E ESCRITA...
A COLAGEM DO SACI, FOI A SENSAÇÃO DA SEMANA!
PROCUREI ABORDAR TODOS OS EIXOS DURANTE ESTAS DUAS SEMANAS DE TRABALHO E EXPLORAÇÃO DO TEMA FOLCLORE, BUSQUEI MÚSICAS QUE FOSSEM ORIGINÁRIAS DE CADA REGIÃO DOS PERSONAGENS, E UM GRANDE MOMENTO PARA OS PEQUENOS FOI A HISTÓRIA DO BOI CAPRICHOSO E GARANTIDO ELES ADORARAM!
A FAMÍLIA TEVE UMA PARTICIPAÇÃO MUITO IMPORTANTE, COM UM QUESTIONÁRIO ENVIADO PARA CASA, ME DEVOLVERAM CHEIO DE PARLENDAS, TRAVA LÍNGUAS E MUITA MÚSICA DIVERTIDA, FORA QUE DESCOBRIMOS A ORIGEM DO FOLCLORE E O SIGNIFICADO PARA CADA UM...FOI MARAVILHOSO!
Quando o assunto é folclore, o que vem logo a nossa mente é quela história do Saci, Mula-Sem-Cabeça, que também são muito importantes durante o processo ensino aprendizagem das crianças. Porém não paramos para pensar que muitas outras histórias também fazem parte do folclore brasileiro e até mesmo história que trazemos de nossa vida ou de nossos antepassados.
E isto acontece porque estereotipamos personagens, sensações e até momentos que tornaram-se marcados durante a vida ou em algum momento dela.
Esta semana trabalhamos a "LENDA DO MILHO", uma história de coragem, amizade, sacrifício e fé...
As crianças adoraram a idéia, e explorei bastante o campo da linguagem oral e artes com os pequenos.Não podia deixar de lado o assunto Amizade que é forte dentro do grupo de crianças que atuo, e mesmo com crianças menores é possível fazer um excelente trabalho explorando o campo da linguagem, artes,música e expressão corporal!
Olha quanta idéia legal surgiu...
TRABALHO DE ARTES COM PALHA DE MILHO, FOI UMA EXPERIÊNCIA MUITO MOTIVADORA PARA OS PEQUENOS O ESPÍRITO DE SOLIDARIEDADE PREVALECEU , E UM AJUDOU O OUTRO DURANTE PINTURA, COLAGEM E DESENHO!
Completando a Mula-Sem-cabeça...a partir de uma roda de Conversa
E quem disse que a Cuca não viria nos visitar?
RECONTO POR DESENHO DA LENDA DO MILHO...
Recomendo a ousadia,criação e imaginação durante esta atividade, trabalhei por uma semana a Lenda do Milho e acredito que teria assunto e estratégias por mais uma semana!!
Beijinhos e ótima semana, Fê.
Preparamos uma maravilhosa finalização para fechar o Projeto folclore, as crianças apresentaram uma coreografia da Banda Carrapicho / Tic Tac. Foi uma maravilha, para a apresentação montamos um painel com os valores abordados durante todo o projeto!
O folclore é uma forma de expressão espontânea da cultura popular, é uma herança deixada pelos nossos antepassados e transmitidos para os pequenos através de parlendas, danças, músicas, lendas, culinária etc.
Ao trabalhar com este tema busquei incentivar e proporcionar aos alunos o conhecimento da riqueza cultural do folclore e do nosso país!
Beijinhos...
adorei.. suas informações sobre trabalhar com o folclore vai me ser muito util. Obrigada
ResponderExcluirMuito bom, seu trabalho!
ResponderExcluirAdorei as ideias!