Trabalhar a percepção auditiva, ampliar os conhecimentos e estimular a expressão oral por meio da linguagem musical faz parte do meu planejamento desde que descobri o quão benéfica é a música na vida doo ser humano.
Durante a roda de conversa pela manhã li alguns dados importantes sobre o que estamos trabalhando este mês de Agosto que é folclore, em especial a personagem CUCA, depois deixei as crianças á vontade para escutar os diferentes sons produzidos pelos instrumentos durante a música, que era cantada pela Cássia Eller.As vezes mais baixos, outros mais altos.
Depois de deixá-los explorar permiti que as crianças tivessem contato com o som dos instrumentos separadamente, fui solicitando de dois em dois para tocarem juntos e assim ouvíamos as composições feitas por cada uma delas.
Orientei-os a reproduzir o som do instrumento utilizando o corpo, estalando os dedos, assobiando, batendo as mãos, s pés no chão, estalando língua...
As crianças se divertiram bastante e o mais interessante, todos procuravam estar no "ritmo" musical, respeitavam o momento para começar e até descobriam um modo em que todos parassem de tocar juntos.
Percebo que quando uma criança escuta uma música ela se concentra e tende a acompanhá-la seja cantando ou fazendo movimentos corporais.
Aprendendo a ouvir a criança repete uma música, som ou gesto recriando-o com suas possibilidades e imaginação. É importante que nós quanto educadores e mediador de mudança, valorizemos o ato de criação da criança para que seja significativo no seu contexto e desenvolvimento.
Portanto cabe ao adulto, um dos maiores modelos de imitação da criança ser criativo e crítico na escolha do que apresentar a ela garantindo que o trabalho seja interessante para ambos.
Aprender pode ser uma festa e uma alegria constante, se eu DINAMIZAR este processo, sendo o facilitador que apresento propostas significativas a meus alunos e múltiplas possibilidades para que cada um, em sua modalidade de aprendizagem construa seus saberes por um caminho próprio.
Sugiro que esta atividade seja feita com crianças a partir de 3 anos, por em alguns momentos exigir um pouco mais de concentração no que diz respeito á apreciação de timbres diferentes.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjXApgdBk1EdEKfi9V9nVktOOGgl-lD8gA8xEFIlKrRJ5LQExfAYCrSNTTo-uCuB6P6Psyztk3FFPFe3XuiCgpRGrujFhsBzYqbndPnN-UEK7fWk_uGJbYAYcm4tJV7xuIBA2Uj1fP_jeeq/s320/crianca+tocando+instrumento+musical.jpg)
*imagem retirada da internet
SUGESTÃO PARA ATIVIDADE COM MÚSICA
Heitor Villa Lobos sempre foi um apaixonado pela música. Seu pai Raul, músico amador foi sua primeira influência e o estimulador a frequentar concertos e a tocar instrumentos.
Aos 08 anos, o menino já conhecia as obras compostas por Johann Sebastian Bach. Aliás o artista alemão serviu de inspiração para a criação de um dos mais importantes trabalhos da carreira de Villa Lobos as nove Bachianas Brasileiras, ás quais pertence a obra Trenzinho Caipira!
A semana da arte moderna foi um marco na vida doo artista. O Brasil do início do século 20 sofria fortes influências européias, especialmente vindas da França. Durante o evento Villa Lobos apresentou três obras cheias de sons da natureza e ritmos populares brasileiros, o que levou o público da época ao choque e a estranhamento, e também a muitas críticas.
Villa Lobos foi um grande compositor instrumentista e maestro regente que teve papel fundamental na música brasileira e na educação musical.
Publicou em Guia Prático com 137 canções folclóricas para ajudar professores a ensinar musica de maneira didática valorizando a cultura do Brasil.
A partir desta informações nosso planejamento musical com toda certeza ficará ainda mais rico e produtivo para nossos pequenos.
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