Pensando em um momento prazeroso e atraente para o trabalho com a matemática, propus ao grupo de crianças bastante curiosas de 4 anos um momento para conhecerem as formas geométricas.
Mas era só apresentar as formas e oferecer que cada um pintasse a sua? Pensei mais do que isso, algo que ficasse ali preso a atividade, e que ao alcance do olhar de cada um pudessem trocar idéias, levantar questionamentos e responder a perguntas um dos outros ao olharem o espaço.
Aproveitei que o momento para história era bem propicio, diversifiquei todo o ambiente de uma forma que ficasse ainda mais atrativo e que percebessem que ali aconteceria algo diferente e bastante curioso.
Como estamos trabalhando a história o Mágico de Oz, contei a história enfatizando o personagem do Homem de Lata, enquanto eu contava a história distribuía partes deste "homem" como:um quadrado que seria o tronco, o triangulo o chapéu, o círculo a cabeça e os retângulos que formaram os braços e pernas.
Cada um recebeu um suporte de cartolina e enquanto eu contava a história, oferecia uma forma geométrica de cada vez e colava-mos todos juntos.
Foi uma atividade bastante desafiadora e confesso que no inicio pensei em refaze-la, mas aos poucos quando a colagem tomava forma o grupo ficou tão curioso para saber o que apareceria que me surpreenderam.
E isto faz parte do processo de aprendizagem professor X aluno, vencer nosso próprios medos quanto profissional e acreditar ainda mais no potencial dos alunos que temos.
Esta atividade ficou exposta por um bom tempo para os pais apreciarem, e as crianças solicitaram que fizéssemos um maior para ficar dentro de nossa sala junto ao painel da História o Mágico de Oz.
ENFATIZEI O PERSONAGEM HOMEM DE LATA DURANTE A HISTÓRIA
FICOU DEMAIS A ATIVIDADE...FOI SURPREENDENTE!
A criança tem cem linguagens
(e depois cem cem cem)
mas roubam-lhe noventa e nove.
A escola e a cultura
lhe separam a cabeça do corpo...
Dizem-lhe enfim:
Que o cem não existe.
A criança diz:
Ao contrário o cem existe”
Loris Malaguzzi
Beijos e uma maravilhosa semana!
Nenhum comentário:
Postar um comentário