Campo de
Experiência:Natureza e Sociedade/Artes
Objetivo:Interessar-se e
demonstrar curiosidade pelo mundo social e natural formulando perguntas
imaginando soluções para compreende-lo, manifestando opiniões sobre os
acontecimentos buscando informações e confrontado ideias.
Conteúdos:
Conceituais: Reconhecer as
diferenças em cada um de nós.
Procedimental: observar o desenho,figuras,colagens e
o colega e notar o que há de diferente.
Atitudinal: respeitar as
diferenças.
Consigna:que a partir das figuras as crianças reconheçam as diferenças de cada um e auxiliem durante a colagem.
Encaminhamento:Pensando em um trabalho que abordasse um tema muito importante e significativo para uma turminha de 04 anos "As Diferenças", comecei a pensar e planejar uma atividade atrativa e divertida para os pequenos.
Levei
para sala a história chamada A VELHA MISTERIOSA de Ana Maria Machado, que
retrata um momento de muita insegurança de um grupo de amigos a cerca de uma
certa senhora que anda com umas sacolas enormes pela rua e vive em uma casa
velha mexendo algo bastante esquisito em seu caldeirão.
É
um momento em que atenção do grupo se voltou toda para o enredo desta história,
a curiosidade tomou conta da minha sala de aula.
Contei
a história com um chapéu bastante colorido e muito esquisito, para aguçar ainda
mais a curiosidade. As crianças no instante em que comecei a contar a história
até levantaram hipóteses do que seria aquilo ou o que aconteceria mas segui
adiante com a contação.
A
velha misteriosa é uma história curta, porém muito envolvente que retrata como
é importante o respeito com o outro e suas inúmeras diferenças. Pois ninguém é
igual e que o que nos torna diferentes uns dos outros além do vestuário e
hábitos são os valores que cada um leva dentro de si.
Enfatizei
e procurei deixar claro aos pequenos que não importa como somos fisicamente ou
como nos vestimos. O que mais vale é o respeito que devemos ter uns pelos
outros.
Coloquei
no centro da roda vários recortes de revistas, corpos diferentes, cabeças com
estilos e cortes de cabelos originais e bem esquisitos etc. e lancei a
atividade:
Pessoal
já que não somos iguais e podemos nos vestir e ser do jeito que quisermos desde
que o respeito pelo outro exista, que tal colocarmos uma pessoa bem diferente
neste suporte?
A
partir daí os dividi em 2 grupos e começamos a criar...foi um momento bem
divertido e de liberdade para as crianças.
Pois
cada um escolhia a figura que desejasse para completar o corpo no suporte.
Ao
final todos apreciaram a colagem uns dos outros e comentavam:
-
Nossa olha o corpo do Papai Noel com as pernas de salto alto!
E
o outro respondia:
-
Agora ele terá que aprender a andar...
Foi
um momento de grandes descobertas e criatividade!
As
obras ficaram expostas na sala para que secassem a cola e depois as pendurei no
mural da sala, fazendo assim o “Varal das diferenças”.
Momento da secagem, esperando o recorte...
Eis o "Varal das diferenças"!
Não podemos esquecer de que nada adianta promover atividades diversificadas de valores, atitudes etc, se dentro da sala de aula isto tudo não é praticado.
Então antes de qualquer proposta lembremo-nos de que é fundamental uma conversa com as crianças a respeito dos valores que acreditamos e queremos que as crianças levem com elas!
Fernanda Carvalho
Nenhum comentário:
Postar um comentário