domingo, 19 de agosto de 2012

Roda de Conversa: Qual o seu medo?

Com o intuito de valorizar a diversidade cultural brasileira e mostrar sua riqueza, a proposta de trabalhar o folclore brasileiro tem sido bastante aceita pelo grupo de crianças de 04 anos.
Todos nós temos muito a aprender quando retomamos, ensinamos ou ampliamos os saberes dos educandos que, por sua vez muita contribuição nos trazem mostrando-nos também um pouco de sua cultura familiar e de sua comunidade.
Essas contribuições e esses currículos que cada criança compartilha na escola, transferindo-se um pouco ou muito de suas vivências, é que tornam a aprendizagem realmente significativa.
Esse projeto, pelo seu porte e pela sua importância, vem desencadeando uma gama de atividades que estão sendo desenvolvidas durante este mês de Agosto, articulada com diversos eixos e o envolvimento da família em muitos momentos.
Fazem parte do folclore brasileiro os mitos, as lendas, os contos de assombração, as danças, as culinárias, as músicas etc.
Com isto trouxemos para esta semana a história verdadeira da personagem CUCA. Que mistura graça com muito mistério.Porque a CUCA é uma velha e não um jacaré, porque ela sempre está carregando em suas costas um saco grande?
No início quando abordei o assunto coloquei para a escuta das crianças a música da BRUXA NICÀCIA(CUCA), percebi um pouco de medo no grupo mas quando perceberam o que a história contava logo pediram que repetisse a música mais uma vez.
Assim que música acabou quem entrou na sala para contar sua verdadeira história?

A Cuca é uma importante e conhecida personagem do universo do folclore brasileiro. É representada por uma velha, com cabeça de jacaré, que possui uma voz assustadora. De acordo com a lenda, a Cuca assusta e pega as crianças que não obedecem seus pais. 
Acredita-se que esta lenda tenha surgido na Espanha e Portugal, onde tem o nome de "Coca". Neste país, ela era representada por um dragão que havia sido morto por um santo. A figura aparecia principalmente nas procissões. A lenda teria chegado ao Brasil junto com os portugueses durante o período da colonização.
Ao chegar ao Brasil, a figura da Cuca passou a ser representada, em muitas regiões, como uma velha brava com cabelos compridos e desgranhados, semelhante a uma bruxa.

A reação das crianças foi de euforia geral e uma grande curiosidade em saber o que ela carregava naquele saco bem grande em suas costas...O que descobriram? Foi um mistério!
Ficaram tão curiosos que medo no momento da contação da história passou bem longe.
Assim vale considerar através desse olhar o conteúdo que cada aluno tem para somar aos nossos conhecimentos e nos beneficiar com a apropriação de cada uma dessas contribuições para o desenvolvimento de uma metodologia que favoreça o letramento e o desenvolvimento integral para o exercício da cidadania, e assim trilhar os caminhos de uma educação de qualidade para todas as crianças.



CD: LENDAS BRASILEIRAS FOI UM GRANDE AUXILIADOR DURANTE ESTA ATIVIDADE DO MEDO!

OBRA DA ARTISTA TARSILA DO AMARAL:CUCA
AFINAL A CUCA É DO JEITO QUE PODEMOS IMAGINAR


TRABALHANDO MATEMÁTICA, LINGUAGEM ORAL E ESCRITA E ARTES:CARTAZ DA RODA DE CONVERSA SOBRE O MEDO: OS DESENHOS RETRAVAM BEM O QUE CADA UM HAVIA FALADO!


OPORTUNIZAR O APRENDIZADO DAS CRIANÇAS EM DIVERSAS SITUAÇÕES FAZ PARTE DE UM PLANEJAMENTO ELABORADO COM ATENÇÃO E MUITO APROVEITAMENTO!

Durante uma semana o Medo foi o assunto com as crianças e ao final estavam tão familiarizados com o assunto, que sentiam-se a vontade em falar  do que lhes causava algum desconforto...
Afinal sentir um pouco de medo também faz parte de aquisição de conhecimento, da mesma forma que os contos que assustam favorecem a imaginação, transmitem sentimentos e emoções ajudando a lidar com situações complicadas na vida real.

 Eu adorei e vale a pena tentar mais atividades como esta! Beijinhos




Nenhum comentário:

Postar um comentário