terça-feira, 30 de agosto de 2016

Parada Pedagógica Agosto/ Partilha

"...as crianças são seres em construção, maleáveis em suas capacidades e com uma inteligência que pode se expandir á medida que o ambiente os estimule." Livro: Inteligência Emocional e Cognitiva
 
 
Com a chegada do Segundo Semestre iniciamos um trabalho forte voltado para aquisição de Identidade e Autonomia de todas as crianças matriculadas no CEI.
Com uma estratégia que não nos deixa ficarmos presas a conteúdos prontos e engessados, utilizamos o lúdico como ferramenta necessária para todo e qualquer trabalho que envolva o desenvolvimento pleno infantil.
Partindo desta proposta elaborei um conteúdo nesta  Parada Pedagógica, aonde trocamos experiências a cerca de trabalhos já desenvolvidos em sala, trabalhos estes que  beneficiaram não apenas as crianças, mas fizeram com que cada professor percebesse o quanto o seu objetivo a ser alcançado não importa tanto, quando o objetivo da criança tem mais foco e pertinência.
Olhar para o que a criança nos pede  como recurso e estratégias, se torna mais válido do que colocarmos nossas vontades e "achismos" na frente do conhecimento; saber ouvir o outro e perceber que juntos podemos construir uma forma de trabalhar ainda mais rica é evoluir cada vez mais no pensamento e aquisição humana.
Com isso aprender pode ser entendido como o processo de modificação de modo de agir, sentir e pensar de cada pessoa que não pode ser atribuído a maturação orgânica, mas a sua experiência. O aprendizado pode ser provocado por colaboração com diferentes parceiros na realização de determinadas tarefas, por observação, imitação ou transmissão social!
Deixar a criança criar, interagir e viver a partir de suas observações, é impulsionar o desejo de descoberta que provém de ideias previamente organizadas.
 
Fernanda
 







"O brincar nasce no corpo, e o corpo é a natureza. A criança antes de ser intelecto, é instinto, é sensação. Seus sentidos são portadores de uma sabedoria que ajuda a estruturar sua relação com o mundo." (PEA Casa Redonda)
 





Nenhum comentário:

Postar um comentário