segunda-feira, 13 de agosto de 2018

Base Nacional Comum Curricular


Sabemos da importância de restruturar os documentos da área da educação com frequência. 
Com isso o governo do nosso país tem feito algumas modificações no currículo educacional.
Será implantada até o primeiro Semestre de 2020, a Nova Base Nacional Comum Curricular / BNCC.

Objetivos dessa aprendizagem e nomenclaturas:

Bebês: de 0 a 1 ano e 6 meses
Deve imitar gestos e movimentos de crianças, adultos e animais.

Criança bem pequena: 1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses
Deve explorar diferentes formas de deslocamento no espaço como, pular, saltar, dançar, etc. Combinando movimentos e seguindo orientações.

Criança pequena: 4 anos a 5 anos e 11 meses
Deve criar movimentos, gestos, olhares e mímicas em jogos e atividades artísticas como teatro, dança e música.

Um pouco sobre a Base Nacional Comum Curricular
Homologada pelo governo do Brasil, a BNCC tornará mais igualitária a educação básica brasileira. Com a base, as crianças de todas as escolas terão o direito de aprender conteúdos e desenvolver habilidades ao mesmo tempo. O documento também procura reduzir disparidades encontradas entre os currículos dos estados das regiões do país.
Atualmente, os currículos e projetos pedagógicos seguem os parâmetros curriculares nacionais. Quando a BNCC for implantada ela será o guia para o que acontece nas salas de aula do Brasil. 60% do conteúdo será baseado na base e o restante será definido pelas redes e escolas.
A Base traz de forma mais detalhada o que deve ser abordado nas classes em cada ano do infantil ao fundamental, o documento não propõe no entanto, o que deve ser abordado nas classes em cada ano das educações.
A BNCC apresenta um novo conceito: as competências, que os alunos deverão dominar no curso dos anos escolares.
Inclui também outros valores: valorizar e utilizar os conhecimentos historicamente construídos sobre o mundo físico, social e cultural para entender e explicar a realidade.
Exercitar a curiosidade intelectual:desenvolver o senso estético para valorizar e participar de diversas manifestações artísticas e culturais: utilizar tecnologias digitais de comunicação e informação de forma crítica, valorizar a diversidade de saberes e vivências culturais, exercitar a empatia, o diálogo, a resolução de conflitos e cooperação.


Nenhum comentário:

Postar um comentário