quinta-feira, 11 de outubro de 2012

Roda de Conversa: Visita de um Periquito

A Educação Infantil nos proporciona momentos de grandes descobertas, agradáveis, de medo e muitas surpresas.
E não posso negar que em todo meu planejamento e minha rotina tenho momentos ou situações que despertam em mim uma atração muito grande.
Uma delas com toda certeza são os momentos de roda de conversa, momento este que descubro o quanto o mundo infantil é rico em imaginação.
Durante as rodas de conversa percebo o quanto valorizar as crianças em suas pequenas falas torna-se um grandioso gesto de afeto e carinho.
Com isto venho proporcionando para este momento de conversa situações novas, desafiadoras e curiosas, acredito que surgirão bem mais idéias ainda mas as sugestões virão da própria conversa das crianças e o que mais despertar a curiosidade de cada um.
Aproveitando que esta semana tínhamos um passeio ao ar livre com a observação de diversos animais, comecei a pensar em algo disparador para a roda da conversa que fosse ainda mais além de imagens ou figuras.
Durante algumas conversas eu já havia levado o grupo para apreciar o canto dos pássaros e outros sons. E então me surgiu a idéia levar um pássaro para disparar nossa conversa...




Proporcionar momentos assim para o grupo só me deixam mais motivada a cada dia, e me faz perceber que abordar temas como preservação do meio ambiente com crianças tão pequenas é garantir ou pelo menos tentar um futuro melhor, onde teremos adultos mais críticos e racionais!

                                                                     Beijos Fernanda

Nenhum comentário:

Postar um comentário