sábado, 2 de junho de 2012

Artes Visuais

Pensando em uma proposta com Artes Visuais, eu e outra professora começamos a pensar como oferecer materiais diversificados a uma turminha bem curiosa de 4 anos.
Então partimos das coisas que fazem parte da rotina de cada uma, um bom café! Que criança não fica curiosa enquanto a mãe está preparando café, e a preocupação é tão grande quanto a água quente e outras coisas que possam machucar a criança que a mãe ou o responsável que esteja próximo prefere deixá-lo longe.
oferecemos a criança um pouquinho deste momento...Partindo de uma roda de conversa onde fizemos levantamos quais alunos conheciam aquele novo suporte apresentado(coador de papel), então lançamos o problema...
O que fazer com este suporte? E a resposta foi unânime...
Café!
Então galerinha segue uma ótima sugestão de novos materiais para serem usados durante os momentos de arte,  o pó de café...As crianças adoraram o momento e todo aquele aroma tomou conta do nosso refeitório...
Olhem só como ficou!


Semana da Beterraba 

Durante esta semana lançamos a proposta para as crianças de trabalharmos e conhecermos um pouco mais alimentos saudáveis.
E porque não tentar uma mistura que foi levantada pelas próprias crianças durante uma roda de conversa, o Limão. Durante a conversa levamos para os pequenos um portador textual rico em informações e novidades, o que chamou bastante atenção das crianças foi a desafiadora proposta de um suco colorido e a descoberta pelo paladar.
Retiramos este pequeno poema de um blog muito interessante sobre atividades para Educação Infantil, então vou compartilhar com vocês!

                                             A Dona Beterraba
                                      Eu sou a Dona Beterraba,
                                      sou gostosa e vermelhinha
                                       amiga da beringela
                                       e também da batatinha.
                                       Muitos dizem que sou ruim
                                       é uma grande mentira.
                                       Sou gostosa e bem linda
                                       e encho sua barriguinha.
                                       Sou muito vitaminada
                                       e também sua amiguinha.
                                       Você pode me comer 
                                      Que te deixo coradinha.
                                                                     Gi Barbosa

Trabalhamos com este portador durante as rodas de conversa, assim foram levantados muitos questionamentos a cerca dos benefícios da beterraba.Depois das conversas, lançamos o desafio será que o misterioso suco de limão e beterraba daria certo?
Sim deu muito certo, as crianças primeiro sentiram aquele cheiro diferente e em seguida foram experimentando um a um. Conclusão , o suco foi um sucesso!
Com o que havia sobrado da beterraba depois de ralada e triturada pelo liquidificador para o preparo do suco, montamos um grande momento de pintura com diferentes texturas.
A atividade foi um grande sucesso, e só posso dizer que o objetivo da atividade foi alcançado o qual era abordar um tema tão importante a ser trabalhado com esta turminha questionadora de 4 anos. Uma alimentação saudável...
A Beterraba? Já é uma grande aliada nos momentos das refeições.






PINTURA/ARTE  NA CAMISETA


"Tão importante quanto o que se ensina e se aprende é como se ensina e como se aprende".
(César Coll)

Durante uma semana pedi aos pais dos meus alunos que enviassem se possível uma camiseta clara , para alguns momentos especias de arte e pintura.
Diante das crianças a curiosidade foi lançada, para que seria usado aquela camiseta? Os pais perguntavam, as crianças perguntavam com muita curiosidade até levantaram algumas hipóteses:
Era mais uma camiseta para pintura?Ou algo que padronizasse a vestimenta das crianças em relação aos  momentos da arte?
Fiz questão de manter o suspense, afinal toda aquela curiosidade gerava conhecimento e aprendizado..rs
Durante uma roda de conversa contei a todos o que seria feito com as camisetas. 
Então com as crianças em outra sala a preparação começou. Trouxe para sala uma mesa grande onde todos pudessem ficar da maneira mais agradável possível, o que é fundamental em um momento da arte.
Enquanto havia toda esta preparação os alunos curiosos esperavam em outra sala, estendi um barbante simbolizando um varal para que fossem organizadas as camisetas para que secassem. E assim começou nosso momento da arte em camisetas.
tintas espalhadas pela mesa e oferecidas aos pequenos pintores, cada um teve a liberdade de escolher sua cor preferida e o material que iria usar.
Foi um momento tão agradável, que ninguém percebeu a hora passar!
Nossos alunos sempre merecem algo novo, e que os deixem tão curiosos a ponto de levantarem questionamentos e muitas hipóteses a cerca do que será feito.
Recomendo esta atividade para qualquer faixa etária, é um momento tão rico em descobertas que acredito que todas as crianças deveriam presenciar!




"Deixar que as crianças explorem diferentes formas do fazer artístico,é deixar que descubram o mundo através da palma de suas mãos"!(Fernanda)

FIQUEI MUITO FELIZ ESTA SEMANA, ENQUANTO PINTAVAM E CRIAVAM DOIS ARTISTAS MIRINS TROCAVAM IDÉIAS E PARTILHAVAM NO MOMENTO DA CRIAÇÃO...EU ADOREI,
O RESULTADO FINAL E AQUELE MOMENTO MÁGICO...





2 comentários:

  1. ADOREI A PROPOSTA DE EXPLORAR MATERIAIS QUE A PRINCIPIO PODERIA SER DESCARTADO NO LIXO, PARA O FAZER ARTISTICO. NESTA PROPOSTA, DE FATO, A ARTE TEVE AROMAS, CORES, SABORES. PARABENS PELA PROPOSTA.
    PATRICIA MOREIRA
    MEDIAR ASSESSORIA PEDAGOGICA

    ResponderExcluir
  2. Eu vi essa atividade e ficou otima!!!!!E adorei o portador textual!!!!

    ResponderExcluir