domingo, 24 de junho de 2012

Varal das Diferenças / Natureza e Sociedade


Campo de Experiência:Natureza e Sociedade/Artes
Objetivo:Interessar-se e demonstrar curiosidade pelo mundo social e natural formulando perguntas imaginando soluções para compreende-lo, manifestando opiniões sobre os acontecimentos buscando informações e confrontado ideias.
Conteúdos:
Conceituais: Reconhecer as diferenças em cada um de nós.
Procedimental: observar o desenho,figuras,colagens e o colega e notar o que há de diferente.
Atitudinal: respeitar as diferenças.
Consigna:que a partir das figuras as crianças reconheçam as diferenças de cada um e auxiliem durante a colagem.
Encaminhamento:Pensando em um trabalho que abordasse um tema muito importante e significativo para uma turminha de 04 anos "As Diferenças", comecei a pensar e planejar uma  atividade atrativa e divertida para os pequenos.
Levei para sala a história chamada A VELHA MISTERIOSA de Ana Maria Machado, que retrata um momento de muita insegurança de um grupo de amigos a cerca de uma certa senhora que anda com umas sacolas enormes pela rua e vive em uma casa velha mexendo algo bastante esquisito em seu caldeirão.
É um momento em que atenção do grupo se voltou toda para o enredo desta história, a curiosidade tomou conta da minha sala de aula.
Contei a história com um chapéu bastante colorido e muito esquisito, para aguçar ainda mais a curiosidade. As crianças no instante em que comecei a contar a história até levantaram hipóteses do que seria aquilo ou o que aconteceria mas segui adiante com a contação.
A velha misteriosa é uma história curta, porém muito envolvente que retrata como é importante o respeito com o outro e suas inúmeras diferenças. Pois ninguém é igual e que o que nos torna diferentes uns dos outros além do vestuário e hábitos são os valores que cada um leva dentro de si.
Enfatizei e procurei deixar claro aos pequenos que não importa como somos fisicamente ou como nos vestimos. O que mais vale é o respeito que devemos ter uns pelos outros.
Coloquei no centro da roda vários recortes de revistas, corpos diferentes, cabeças com estilos e cortes de cabelos originais e bem esquisitos etc. e lancei a atividade:
Pessoal já que não somos iguais e podemos nos vestir e ser do jeito que quisermos desde que o respeito pelo outro exista, que tal colocarmos uma pessoa bem diferente neste suporte?
A partir daí os dividi em 2 grupos e começamos a criar...foi um momento bem divertido e de liberdade para as crianças.
Pois cada um escolhia a figura que desejasse para completar o corpo no suporte.
Ao final todos apreciaram a colagem uns dos outros e comentavam:
- Nossa olha o corpo do Papai Noel com as pernas de salto alto!
E o outro respondia:
- Agora ele terá que aprender a andar...
Foi um momento de grandes descobertas e criatividade!
As obras ficaram expostas na sala para que secassem a cola e depois as pendurei no mural da sala, fazendo assim o “Varal das diferenças”.

                                         Escolha livre de recortes, pois o que vale é ser diferente...
                                              Momento da secagem, esperando o recorte...

                                                         Eis o "Varal das diferenças"!

  Não podemos esquecer de que nada adianta promover atividades diversificadas de valores, atitudes etc, se dentro da sala de aula isto tudo não é praticado.
Então antes de qualquer proposta lembremo-nos de que é fundamental uma conversa com as crianças a respeito dos valores que acreditamos e queremos que as crianças levem com elas!
                                                                                                                       Fernanda Carvalho

                                                                                                      

Nenhum comentário:

Postar um comentário