quinta-feira, 7 de junho de 2012

Pensando na Festa Junina

Segundo Durkheim(2001), o principal objetivo das instituições escolares é promover a integração das novas gerações na sociedade.
A esse processo ele chamava de socialização, para ele, o processo educacional leva a criação de um novo ser.
Entende-se que o objetivo durkheimiano para escola realiza-se também por meio da democratização do conhecimento erudito, ou seja, acrescentando o saber produzido na academia ao saber que aluno adquiriu em seu grupo social e que é conhecido como "cultura popular". Ao fazer isso reconhecendo como importância igualitária a escola estará cumprindo um de seus principais papéis sociais.

A partir do trecho acima comecei a refletir qual a proposta para se trabalhar durante estes meses tão festivos para nosso país...Junho e Julho.
Será que era apenas, ensaiar para apresentações, enfeitar a sala, decorar convites ai chega o dia da festa e pronto?Qual o significado dos festejos juninos para as crianças? E para suas famílias?
Esta época é uma excelente oportunidade de engajar diversas atividades interdisciplinares e ampliar o universo linguístico, pois se constitui uma temática rica onde podem ser explorados diversos tipos de linguagens, culturas, resgate de brincadeiras, culinária tipica entre outros.
A troca de experiencias entre as famílias também deixa o momento mais rico e prazeroso, descobrir o que cada um costuma fazer durante esta festa é trocar experiencias e valorizar a cultura e bagagem que cada um traz.
Durante a elaboração desta Sequência de atividades, procurei abordar diversos temas, um deles foi a Arte Visual, que como tema disparador causou uma grande euforia entre os pequenos.

Artista:Aracy
Obra:Festejos Juninos

A partir daí, atividades como Roda de Conversa,Questionário para os pais onde perguntas simples foram sugeridas para sabermos um pouco mais da cultura de cada um, e um grande mapa divido por regiões para cada dia descobrirmos juntos o que cada região reservava para nós.
A escolha de repertório musical foi fundamental para atrelar-se ao projeto, dentro deste repertório levei para a sala Luiz gonzaga, Gonzauinha, Elba Ramalho entre outros que fui descobrindo que novidades musicais elevam a euforia das crianças.
Deixo aqui uma sugestão que minha grande amiga e parceira Luciana Nascimento me enviou...a música Piriri de Luiz Gonzaga.Nossas crianças merecem novas opções musicais.
Com esta proposta ficou ainda mais gostoso levar para sala um tema tão esperado pelas crianças e pelas famílias. A Festa Junina!

Eis que se aproxima nossa festa junina, eita festa boa Sô!!!
Então propus esta semana atividades diversificadas e bastante divertidas para o grupo...

   Olha que idéia legal, para trabalhar regiões com a turminha e o que acontece em cada uma delas no mês festivo!



                                                Recorte e colagem das vestimentas "caipiras"...
                                                                    Eles adoraram!

*Estas vestimentas também podem ser feitas com retalhos coloridos de papel ou tecido, o que vale mais é a nossa imaginação para proporcionar momentos bastante agradáveis para nossos alunos.







Nenhum comentário:

Postar um comentário