domingo, 10 de junho de 2012

Atividade Diversificada de Matemática

Existem muitas formas de conceber e trabalhar com a matemática na Educação Infantil. A matemática está presente na arte, na música, em histórias, na forma como organizo o meu pensamento, nas brincadeiras e jogos infantis. Uma criança aprende muito de matemática, sem que o adulto precise ensiná-la. Descobrem coisas iguais e diferentes, organizam, classificam e criam conjuntos, estabelecem relações, observam os tamanhos das coisas, brincam com as formas, ocupam um espaço e assim, vivem e descobrem a matemática. Contudo, é importante pensarmos que tipo de materiais podemos disponibilizar para as crianças a fim de possibilitar-lhes tais descobertas.(Tatiana)

Pensando em um momento prazeroso e atraente para o trabalho com a matemática, propus ao grupo de crianças bastante curiosas de 4 anos um momento para conhecerem as formas geométricas.
Mas era só apresentar as formas e oferecer que cada um pintasse a sua? Pensei mais do que isso, algo que ficasse ali preso a atividade, e que ao alcance do olhar de cada um pudessem trocar idéias, levantar questionamentos e responder a perguntas um dos outros ao olharem o espaço.
Aproveitei que o momento para história era bem propicio, diversifiquei todo o ambiente de uma forma que ficasse ainda mais atrativo e que percebessem que ali aconteceria algo diferente e bastante curioso.
Como estamos trabalhando a história o Mágico de Oz, contei a história enfatizando o personagem do Homem de Lata, enquanto eu contava a história distribuía partes deste "homem" como:um quadrado que seria o tronco, o triangulo o chapéu, o círculo a cabeça e os retângulos que formaram os braços e pernas.
Cada um recebeu um suporte de cartolina e enquanto eu contava a história, oferecia uma forma geométrica de cada vez e colava-mos  todos juntos.
Foi uma atividade bastante desafiadora e confesso que no inicio pensei em refaze-la, mas aos poucos quando a colagem tomava forma o grupo ficou tão curioso para saber o que apareceria que me surpreenderam.
E isto faz parte do processo de aprendizagem professor X aluno, vencer nosso próprios medos quanto profissional e acreditar ainda mais no potencial dos alunos que temos.
Esta atividade ficou exposta por um bom tempo para os pais apreciarem, e as crianças solicitaram que fizéssemos um maior para ficar dentro de nossa sala junto ao painel da História o Mágico de Oz.

                             ENFATIZEI O PERSONAGEM HOMEM DE LATA DURANTE A HISTÓRIA


                                     FICOU DEMAIS A ATIVIDADE...FOI SURPREENDENTE!


“A criança é feita de cem... 
A criança tem cem linguagens 
(e depois cem cem cem) 
mas roubam-lhe noventa e nove. 
A escola e a cultura 
lhe separam a cabeça do corpo... 
Dizem-lhe enfim: 
Que o cem não existe. 
A criança diz: 
Ao contrário o cem existe” 

Loris Malaguzzi


Beijos e uma maravilhosa semana!


Nenhum comentário:

Postar um comentário