domingo, 15 de julho de 2012

Pintura no Pôster


Pintura no pôster
Faixa etária:a partir de 3 anos
Objetivo:possibilitar o gosto pelas artes visuais e desenvolver as habilidades artísticas e motoras, despertar a curiosidade.
Consigna:despertar a curiosidade pela pintura através das imagens do pôster.
Encaminhamento:levarei para sala pôster gigantes, com diversas imagens e oferecerei tinta e objetos diversos para a pintura diferenciada.
Auxiliarei o grupo no que for preciso, mas deixarei este momento livre para a criação.

Segundo Loris Malaguzzi, "valorizamos o espaço devido a seu poder de organizar de promover relacionamentos agradáveis entre as pessoas de diferentes idades, de criar um ambiente atraente, de oferecer mudanças, de promover escolhas e atividades e a seu potencial para iniciar toda a espécie de aprendizagem social, afetiva e cognitiva".
Pensando nisto comecei a elaborar e projetar como seria toda a estrutura desta atividade, se seria coletiva, individual, com diferentes objetos para pintura, pendurada ou colada.
Cheguei a conclusão que seria muito agradável ás crianças o uso apenas de um objeto para a pintura(pincel) e cores variadas de tinta, mas em pequenos quantidades. Assim a primeira problemática da atividade seria especial:apenas encostar o pincel no suporte com tinta para dividi-lo com o colega, e assim seria trabalhado algo de muita importância o uso e a espera por materiais.
Com pôsters grudados na parede, os dividi em dois grupos, assim apresentei cada espaço e fiz a seguinte observação:
- Pessoal trouxe para vocês esta imagem grande desta moça, mas preciso de uma ajuda, ela está sem cor, vamos deixá-la bem bonita?
Todos aceitaram a proposta e aguardaram a música clássica para o início. Só não esperavam que algo bastante diferente acontecesse, que a luz da sala fosse apagada. E foi o que aconteceu apaguei a luz e demos espaço a criatividade.
Enquanto pintavam pedi que aquele momento fosse especial principalmente ao colega do lado, que apreciassem a música e se houvesse necessidade de falar que fosse baixinho, pois o colega precisava de concentração.
Foi fantástico um momento único que o entrosamento e a familiarização das crianças estavam em um nível com toda certeza bem mais elevados.
Me sinto sempre motivada em trazer novas experiências aos meus alunos, acredito que assim faço ao menos um pouco que surja a motivação em cada um deles.
Pois motivar seria despertar no indivíduo o querer aprender, o fazer novas descobertas. O aluno se sente motivado quando suas necessidades vitais são satisfeitas, e em meus planejamentos tento ao máximo abordar tais necessidades e expectativas: de criar, expressar, comunicar, viver em grupo, descobrir-se e claro saber se organizar.
Com isto se eu for permitindo a cada um  que se comunique. aja, crie, se expresse, tenha sucesso, se organize, naturalmente todos estarão motivados para participar de tudo o que eu propor e eu quanto professora mais ainda!
"Em Freinet, o professor é um facilitador que sabe ajudar cada criança a tomar consciência do seu valor, de sua personalidade, daquilo que existe de único nela. Ao professor cabe ajudá-la a encontrar seu "eu". Como um guia, que ajuda a descobrir caminhos, veredas, o que possibilitará a cada criança encontrar seu próprio objetivo. Um guia vigilante que abafa, mas que proporciona o desenvolvimento em todas as direções, respeitando o ritmo de cada um."(Célestin Freinet)



FOI UM MOMENTO MARAVILHOSO E QUE VALE A PENA PASSAR A IDÉIA...
                                                                          Beijinhos Fernanda Carvalho

Nenhum comentário:

Postar um comentário