domingo, 8 de julho de 2012

Trabalhando Folclore na Educação Infantil

As crianças estão sempre inaugurando experiências acerca do mundo e encarando tais aprendizagens com muita curiosidade e dedicação. Formulam constantemente hipóteses, fruto de suas observações, explorações e contatos com o ambiente que as cerca.
Quando tem condições de compartilhar tais aprendizados nas brincadeiras, ocorre uma integração muito maior com o que estão aprendendo. A socialização das aprendizagens nestas situações se mostra muito mais eficaz e até mesmo contribui para uma maior circulação do conhecimento em diferentes momentos e situações da vida das crianças.
Foi pensando em tais registros que comecei a pesquisar mais sobre o tema folclore na educação infantil, e descobri um maravilhoso livro que relata por regiões brasileiras o que cada uma tem de mais "folclórico" para a atividade.




Gostaria de partilhar um trecho e uma boa sugestão para trabalhar este tema que é uma delicia, e as crianças entram no mundo magnífico da história e seus personagens do folclore brasileiro.
DISCIPLINAS QUE PODEM SER ABORDADAS:Linguagem Oral e Escrita, Artes,Natureza e Sociedade, Matemática, Música e Movimento
CONTEÚDOS CONCEITUAIS:interpretar histórias, comparar linguagem oral e escrita, conhecer diferentes sotaques, som natural que imitam objeto ou fenômeno da natureza, contos e lendas, conhecer comidas típicas de cada região e seus personagens, desenvolver a oralidade, levantar hipóteses e questionamentos interpretativos, "sistematizar se possível"conceitos.
PROCEDIMENTAIS:discutir e resgatar a importância do folclore nacional, auxiliar na busca da informação, divulgar valores culturais, registrar idéias e propostas, elaborar um "varal de informações sobre o folclore e confeccionar um grande mapa das regiões com lendas folclóricas.
ATITUDINAIS:desenvolver a escuta e o respeito ao outro, assim como a autonomia, o poder de criação, o trabalho coletivo, o raciocínio e criatividade, valorizando a cultura local e as manifestações folclóricas, respeitar os mais velhos e desenvolver a autonomia.

Além de todas estas propostas eu também acrescentei a sequência uma tradição folclórica que já faz parte da nossa cultura o Boi Caprichoso e o Garantido, as crianças ficam maravilhadas com a história , imagens e o repertório musical deste festival.
Uma das atividades que chamam bastante atenção dos pequenos são as Brincadeiras de Roda...elas retratam nossa cultura, são sempre dinâmicas e funcionais cumprindo o papel de satisfazer as necessidades afetivas, intelectuais, morais, sociais ou de expressão religiosa. As crianças brincam com as canções e através delas entram no universo dos códigos sociais.
Sem as aprendizagens adquiridas no contexto social, a experiência da criança empobrece. Cantando e recitando versos de canções, parlendas e etc, a criança compreende a estrutura da língua materna e aprende a reconhecer os significados das mudanças na sonoridade das palavras. Aprende que entonação pode mudar o sentido e que o sentido é importante na nossa comunicação.
Algumas sugestões de repertório musical:Brincadeiras cantadas(Mônica e Jeziel), Festival de Parintins(Boi Caprichoso e Garantido) e algumas coleções do Palavra Cantada.

Durante o mês de Agosto postarei atividades que forem sendo trabalhadas para que nos ajudem no que diz respeito a crescimento e descoberta profissional. Beijinhos!
Sugestão Bibliográfica:Lendas do Brasil, Editora Girassol

ALGUMAS IDÉIAS PARA TRABALHAR O PROJETO FOLCLORE, APROVEITEM!

                         O CANTO DA HISTÓRIA...RECEBEMOS UMA ÍNDIA PARA NOS               FALAR DO FOLCLORE! 



                                                O BOI BUMBÁ ESTEVE PRESENTE!


CONTAÇÃO DE HISTÓRIA, O SACI!

QUE TAL DESCOBRIRMOS JUNTOS COM AS CRIANÇAS A ORIGEM DE CADA PERSONAGEM?

TRABALHANDO LINGUAGEM ORAL E ESCRITA...

A COLAGEM DO SACI, FOI A SENSAÇÃO DA SEMANA!


PROCUREI ABORDAR TODOS OS EIXOS DURANTE ESTAS DUAS SEMANAS DE TRABALHO E EXPLORAÇÃO DO TEMA FOLCLORE, BUSQUEI MÚSICAS QUE  FOSSEM ORIGINÁRIAS DE CADA REGIÃO DOS PERSONAGENS, E  UM GRANDE MOMENTO PARA OS PEQUENOS FOI A HISTÓRIA DO BOI CAPRICHOSO E GARANTIDO ELES ADORARAM!
A FAMÍLIA TEVE UMA PARTICIPAÇÃO MUITO IMPORTANTE, COM UM QUESTIONÁRIO ENVIADO PARA CASA, ME DEVOLVERAM CHEIO DE PARLENDAS, TRAVA LÍNGUAS E MUITA MÚSICA DIVERTIDA, FORA QUE DESCOBRIMOS A ORIGEM DO FOLCLORE E O SIGNIFICADO PARA CADA UM...FOI MARAVILHOSO!

Quando o assunto é folclore, o que vem logo a nossa mente é quela história do Saci, Mula-Sem-Cabeça, que também são muito importantes durante o processo ensino aprendizagem das crianças. Porém não paramos para pensar que muitas outras histórias também fazem parte do folclore brasileiro e até mesmo história que trazemos de nossa vida ou de nossos antepassados.
E isto acontece porque estereotipamos personagens, sensações e até momentos que tornaram-se marcados durante a vida ou em algum momento dela.
Esta semana trabalhamos a "LENDA DO MILHO", uma história de coragem, amizade, sacrifício e fé...
As crianças adoraram a idéia, e explorei bastante o campo da linguagem oral e artes com os pequenos.Não podia deixar de lado o assunto Amizade que é forte dentro do grupo de crianças que atuo, e mesmo com crianças menores é possível fazer um excelente trabalho  explorando o campo da linguagem, artes,música e expressão corporal!
Olha quanta idéia legal surgiu...





TRABALHO DE ARTES COM PALHA DE MILHO, FOI UMA EXPERIÊNCIA MUITO MOTIVADORA PARA OS PEQUENOS O ESPÍRITO DE SOLIDARIEDADE PREVALECEU , E UM AJUDOU O OUTRO DURANTE PINTURA, COLAGEM E DESENHO!


Completando a Mula-Sem-cabeça...a partir de uma roda de Conversa

E quem disse que a Cuca não viria nos visitar?




RECONTO POR DESENHO DA LENDA DO MILHO...

Recomendo a ousadia,criação e imaginação durante esta atividade, trabalhei por uma semana a Lenda do Milho e acredito que teria assunto e estratégias  por mais uma semana!!
Beijinhos e ótima semana, Fê.

Preparamos uma maravilhosa finalização para fechar o Projeto folclore, as crianças apresentaram uma coreografia da Banda Carrapicho / Tic Tac. Foi uma maravilha, para a apresentação montamos um painel com os valores abordados durante todo o projeto!



O folclore é uma forma de expressão espontânea da cultura popular, é uma herança deixada pelos nossos antepassados e transmitidos para os pequenos através de parlendas, danças, músicas, lendas, culinária etc.
Ao trabalhar com este tema busquei incentivar e proporcionar aos alunos o conhecimento da riqueza cultural do folclore e do nosso país!
Beijinhos...





2 comentários:

  1. adorei.. suas informações sobre trabalhar com o folclore vai me ser muito util. Obrigada



    ResponderExcluir
  2. Muito bom, seu trabalho!
    Adorei as ideias!

    ResponderExcluir