quinta-feira, 14 de maio de 2015

O Novo, que assusta!

Quem lê o título dessa postagem deve imaginar milhões de textos, ou artigos por aqui...rs
Mas gostaria de partilhar um pouquinho com vocês queridos e queridas, uma nova experiência que estou vivendo este ano de 2015 no CEI aonde trabalho em SP.
No final do ano passado fui convidada a ser Supervisora de Berçários, depois de longos e adoráveis 10 anos como professora do berçário I. Foi um susto, não nego fiquei assustada principalmente de como deixaria a turma pra trás pra ajudar a coordenar e supervisonar um trabalho que eu mesma fazia. 
Tentar mediar, intervir, e até solucionar questões de sala de berçários que eu estava acostumada a resolver sozinha e a minha maneira, ficaria um pouco mais difícil porque o meu olhar agora deveria ser global e de extrema ajuda ás professoras que estariam a frente das salas com bebês, tão delicados, pequenos e cheios de energia para desvendar o que o mundo tem a oferecer.
Então comecei o trabalho com uma formação ás professoras falando um pouco desse universo infantil que é tão instigante quanto as descobertas de um bebê! Como fariam, que estartégias seriam mais adequadas, ousariam ou não? E o medo, aonde se encaixaria ai?
E esse está sendo meu papel desde Fevereiro deste ano, auxiliar e mediar ações pedagógicas dentro dos berçários, levar sugestões, hipóteses e diversas formas de ousar com crianças tão pequenas e curiosas!
Não deixei de atuar em sala, apenas mudei de público, ofereço estratégias ousadas e diversificadas as professoras, para que eu perceba nos bebês a satisfação e independência que cada um vem adquirindo no dia a dia.
Utilizei diversas bibliografias que fazem parte do meu caminho pedagógico, desde Referenciais Curriculares, Material de apoio de museus e etc.
O que vale é estar atenta as novidades, e ampliar conhecimento sem ter medo de arriscar e errar pois quem me conhece e sabe da minha rotina, sou uma pessoa cheia de expectativas para  conhecer cada vez mais o que o bebê pensa, o que ele interpreta, e como faz tantas descobertas ao mesmo tempo.
Possibilidades ao longo deste ano não faltarão aos poucos partilharei por aqui discussões, matérias, artigos e formações que tenho oferecido as professoras dos berçário do CEI que atuo.
Lembrando que descobertas em Berçário não são exclusivas dos pequenos, agora já faz parte do lado curioso e atento do professor que acompanha uma rotina diária com esses bebês!
Um grande beijo e qualquer dúvida, esclarecimentos, e sugestões estarei sempre aqui.



Sugestão de livros que não saem da minha mochila...

Nenhum comentário:

Postar um comentário