quinta-feira, 7 de maio de 2015

Releitura da obra de arte de José Rego Moraes: A Fauna

Olá queridos e queridas, quantas saudades!
Hoje quero compartilhar uma experiência surpreendente que tive a uns dias atrás em minhas andanças pelos corredores do CEI aonde trabalho na Zona Sul de SP, releitura de uma obra de arte fantástica e o melhor de uma forma tão inusitada quanto as que eu produzia enquanto atuava coma a faixa etária que a confeccionou.
Essa turma esperta e surpreendente faz parte do MGII da professora Eliane Moura, com mais ou menos 03 e 04 anos de idade que sempre estão querendo fazer suas proprias descobertas mais e mais.
Campo de Experiência: Arte / Colagem / Pintura
Objetivo: interessar-se  por diversas obras artísticas (Regionais e nacionais)
Conteúdos
Conceitual: relacionar a obra com o artista apresentado
Procedimental: executar o trabalho artístico a partir das ferramentas oferecidas
Atitudinal: apreciar o seu trabalho e do grupo
Encaminhamento: a atividade será aplicada em três momentos, primeiro as crianças irõ pintar com tinta guache usando pedaços de esponjas um suporte. Com leves batidas no papel até que o mesmo fique uniforme.
Segundo, depois de seco, as crianças irão pintarcom giz de cera o sol que está na obra e para finalizar eles irão colar as gravuras representando os animais.
Gravuras essas que me chamaram atenção pelo tamanho e estratégia utilizada pela professora, folhas de revistas serviram como modelo de animais.
A orientação para o trabalho com releitura de obras de arte, vai além de redimensionar ou desenhar, e sim um longo trabalho de dias tentando entender o que diz a obra e qual seu significado para as crianças, e assim foi feito.


OBRA DE ARTE A FAUNA
ARTISTA: JOSÉ REGO MORAES

                       

RELEITURA COM PINTURA E COLAGEM UTILIZANDO FOLHAS DE REVISTAS



Nenhum comentário:

Postar um comentário