quarta-feira, 23 de setembro de 2015

O olhar do Coordenador Pedagógico sobre as descobertas infantis

Ainda sobre o replanejar e dialogar com as professoras que tenho feito durante alguns dias. As conversas para reflexões a cerca do trabalho que é desenvolvido em prol das crianças, e os objetivos que traçamos que na maioria das vezes o que importa é o quanto pensamos ser significativo e não o quanto pode ser levado em consideração o desenvolvimento infantil.
Tenho percebido que os momentos de estudo em conjunto e vídeos partilhados tornam o grupo de professores mais investigativos e curiosos na maneira de como apresentar o conteúdo que deve ser proposto as crianças, de uma forma bem mais ampla, e significativa em que os mesmo conteúdos anteriormente apresentados de uma forma solta uma um, agora são replanejados e sistematizados de uma forma homogênea e na sua grande maioria conforme a necessidade do grupo.
Meu papel como "Pedagogista" como cita Fillipini no livro as "Cem linguagens", tem sido fundamental para a maneira de repensar as aprendizagens e formas de trabalho, e muito mais além a forma de como rever a imagem de cada criança e sua importância.

"Fillipini: Nossa imagem de criança evoluiu a partir de nossa experiência coletiva e de um entendimento continuamente reexaminado da filosofia educacional e da teoria psicológica. Para nós, cada criança é única e é protagonista de seu próprio crescimento. Também notamos que as crianças desejam adquirir conhecimentos, tem muita capacidade para curiosidade e para maravilhar-se e anseiam por criar relacionamentos com outros e comunicar-se. As crianças estão abertas ao intercâmbio e á reciprocidade. Desde cedo na vida negociam com o mundo social e físico com tudo o que a cultura lhes dá. E começando com esta idéia, tentamos criar a escola como um sistema no qual está tudo conectado."
 
 
Cada um de nós aqui no CEI possui diversas responsabilidades, lidar com planejamento do grupo, lidar com planejamento e rotina dos professores no meu caso, entre outras coisas, mas tenho procurado me atentar ao olhar da criança durante as aprendizagens. Com isso as intervenções que tenho feito geram em torno das possibilidades de conhecimento, crescimento e descobertas tanto para a criança quanto para o adulto.
Esta semana uma das professoras fez um relato que eu gostaria de partilhar sobre estes momentos de conversa e estudo que temos feito com relação a cidade de Reggio Emília na Itália, e um CEI de Jundiaí que em sua proposta "aceita" Loris Malaguzzi e suas propostas como uma forma de proporcionar as crianças as diferentes formas de linguagens principalmente no brincar.
 
 
"São Paulo, 22 de Setembro de 2015,
 
Hoje terça feira, fui chamada pela manhã a sala da Coordenação Pedagógica para meia hora de estudos. Ela apresentou um texto sobre a cidade Reggio Emilia que falava de aprendizagens diferentes entre as crianças, em sua totalidade e da importância do registro do educador. Segundo a Coordenadora Fernanda, baseada em seus estudos sobre os autores, tudo no ambiente escolar tem que ter intencionalidade o olhar do educador em observar e perceber quais são as verdadeiras necessidades da criança que o educador convive.
Por mais que exista um trabalho organizado, direcionado e com objetivos alcançados ou não o registro dessa ação pedagógica se faz muito necessário.
Foi citado pela Coordenadora outros autores bastante significativos quando se trata de Educação Infantil. Percebi em suas palavras que há um olhar observador sobre meu trabalho em sala e sobre o desenvolvimento das 'minhas' crianças. Talvez aconteça o mesmo com a minha prática, olhar, observar e não registrar tudo se perde, no sentido em que as crianças internalizam mas não há a documentação daquele fato. Sinto que nossa conversa é um registro oral ou escrito sobre o meu trabalho como educadora.
Além dos textos a Coordenadora apresentou alguns vídeos interessantes e encantadores sobre escolas sobre escolas que vivem a realidade proposta em Reggio Emília, tanto na Itália como no interior da cidade de São Paulo.
Existe uma vontade bem aparente na Coordenadora em 'transformar' o CEI em um escola com ensino de educação infantil referência para as crianças, no qual a equipe pedagógica esteja na mesma sintonia e todos buscando o mesmo objetivo; trabalhar para o crescimento da criança que está inserida no CEI.
A conversa serviu para reforçar o que tenho em mente como educadora, ou seja pensar na criança 'Não estamos Prontos'. E isso nos faz estar sempre em busca do saberes e suas construções em conjunto, sempre é mais produtivo na troca de idéias os frutos são concretos e duradouros.
Gostei muito do que pude aprender em poucos minutos, que me ajudarão a continuar e aperfeiçoar cada vez mais nossa caminhada."
 
Ass. Professora Eliane
 
É de responsabilidade do Coordenador trabalhar com professores para identificar novos temas e experiências para o desenvolvimento profissional contínuo e o treinamento em serviço. É uma tarefa delicada, que além disso tornamos possível a participação do adulto em discussões e expondo pontos de vista.
Tem sido uma experiência muito gratificante para mim, ainda estamos no começo engatinhando para uma jornada de mudanças e muitas descobertas que necessitarão de paciência, empenho e muita dedicação. Mas que ao final olharemos e pensaremos, o quanto a evolução está sendo nítida, e as crianças com momentos tão significativos que ficará difícil documentar apenas um objetivo específico.
Beijos Fernanda


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