quarta-feira, 16 de setembro de 2015

Possibilidades no Parque

"Para criar situações de aprendizagens significativas o professor precisa não somente de conhecimento teórico sobre o desenvolvimento da criança, as também de experiências práticas relativas as possibilidades de exploração que as brincadeiras possam oferecer." (Garrido)
 
Com toda certeza, quando Garrido cita das possibilidades e descobertas da criança através da brincadeira nos remete a conhecer novos ambientes que pareciam ser tão distantes da realidade infantil. Criar e recriar situações em lugares diferentes que possam trazer no dia a dia uma mudança significativa de comportamento para a criança é sinal de que o professor está atento as necessidades que sua turma tanto necessita.
Mesmo que o lúdico seja um fator preponderante e extremamente significativo para o processo ensino aprendizagem, cada educador deve estar atento ao que a turma "pede", em forma de estratégias, comportamento e até mesmo a própria comunicação diária.
Ao perceber que o dia de hoje estava tão lindo, o céu azul, um sol convidativo a ter novas possibilidades, fiz uma proposta a uma das minhas professoras do mini grupo 2. Onde as crianças tem por volta de 03 anos de idade, vamos contar história ao ar livre?, vamos conhecer um outro lugar onde eles possam correr e descobrir sozinhos possibilidades?
Não me surpreendi com a resposta desta professora, imediatamente adaptou seu planejamento para uma área externa, e comunicou ao grupo em uma roda de conversa para onde estavam indo e o que fariam. Ou seja, qual a proposta que ela planejou para que fossem para o lado de fora do CEI.
Uma turma muito madura e curiosa começou a sair pouco a pouco da escola rumo a um novo espaço de área verde, com esculturas e cheias de novidades. A turma chegou no local proposto, e a idéia que tiveram em conjunto foi correr, correr, e correr kkkkkk. Não era para menos o turminha cheia de energia, a professora muito atenta a toda e qualquer movimentação deixou que cada um explorasse, pulassem e que a diversão fosse o carro chefe do momento.
Quando já haviam esgotado as possibilidades de descobertas do local foi o momento de ouvir uma história sentados na grama e relaxar, a euforia do momento não os deixava e eles queriam correr mais e mais.
Ufa! A manhã foi assim, e o dia todo o assunto daquele mini grupo 2 foi o passeio que fizeram no parque cheio de árvore, com um circulo e uma garrafa de água que estava no cristal.
Esgotar possibilidades de descobertas, fazer de cada momento um novo, isso sim é estar atenta ao que as crianças precisam.
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário